Detalhes do Curso

Deficiência Mental e Intelectual (Módulo do Curso de Educação Inclusiva)

O curso de Educação Especial Inclusiva alia a teoria e a prática da inclusão, com aulas expositivas e oficinas práticas. Onde se aprende a reconhecer as qualidades do individuo e potencializá-los.

 

Carga Horária: 100 horas
Valor: (Informado no local

Início:
__________

 
  • Conteúdo
  • Objetivos
  • Publico Alvo
  • Tutores
  • Metodologia
  • Encontros

Conteúdo Programático do curso presencial Deficiência Mental e Intelectual.

- História da Educação Especial no Brasil
- Desenvolvimento normal e Patológico
- O que é Deficiência Intelectual: Características
- Causas e Prevenção
- Deficiência Intelectual X Doença Mental
- Desenvolvimento Cognitivo
- Deficiência Mental e Família
- A Inclusão de pessoas com Deficiência Mental
- Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência Intelectual
- Estudo de Caso
- Oficinas de Aprendizagem
- Jogos e atividades lúdicas

 

Objetivo

Dar instrumentação teórica e prática ao processo de inclusão. Fortalecer os vínculos da boa prática do ensinar, dentro de um contexto interdisciplinar, que realmente ofereça condições reais de inclusão do aluno com as necessidades educacionais especiais.

Objetivos específicos

Capacitar profissionais de educação para que se tornem efetivas ferramentas de inclusão, com empatia, afetividade e instrumentação adequada ao ato de incluir, com muito amor.

 

 

 Profissionais da educação e áreas afins. Obs: Vale ACO para os cursos de Pedagogia, Letras, História, Matemática, Sociologia, Artes Visuais, Educação Física e Ciências Biológicas.

 

 

 

 

 

 

SERGIO MURILO COSTA
MINICURRÍCULO: (Farmacêutico, Bioquímico, Professor de Neurociência e Psicofarmacologia pela Wilcarse, parceira da Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPI), Pós Graduado em Educação Especial Inclusiva).

HÉRICA REJANE M. MORAIS
MINICURRÍCULO: (Professora, Pedagoga (Coordenadora educacional), Pós Graduação em Gestão escolar, Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional Graduando em Psicanálise.)

 

 

 

 

 

O curso será desenvolvido ao longo de 04 encontros semanais, presenciais. Serão utilizados multimeios para aprofundamento do conhecimento adquirido.
A metodologia privilegia um construtivismo alicerçado na busca incessante pela empatia e afetividade, aliadas ao concreto como ponto de partida.
A sedimentação do conhecimento adquirido se dá através das principais técnicas de ensino do Estudo de Caso e Estudo Dirigido, ligadas ao domínio cognitivo, a Limitação, a Manipulação, a Articulação, a Precisão e a Naturalização, ligadas ao domínio psicomotor; A Recepção, A resposta, a Valorização, a Organização e a Caracterização, ligadas ao domínio afetivo.


ACO

Este curso possui uma carga de 100h para cômputo de ACO, confira a lista de Cursos de Graduação da UNOPAR para o qual este curso possui validade: 100h todos os cursos de Licenciatura e 50h para o curso de Pedagogia.

- Informações em análise

 

 

 






*
As datas poderão sofrer alterações devido a feriados e outros.